Pilates é um sistema com mais de 500 exercícios que trabalham mente e corpo. É uma mistura balanceada com treino de força e flexibilidade que melhora a postura, reduz o stress, alonga e tonifica a musculatura sem exageros.
Pilates trabalha vários grupos musculares simultâneamente através de movimentos suaves e continuos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do abdômen, coluna e região pélvica, também chamado de “powerhouse”.
O foco é na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, o que faz o praticante sentir-se revigorado, ao invés de exausto após uma prática. Pilates tem um apelo no equilibrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado, e o corpo trabalha de forma mais eficiente e holistica nos esportes e nas atividades de seu dia a dia.
Os 6 Principios do Método Pilates
Concentração: Exercicios são executados com a concentração focada em sustentar o trabalho do Power House. Centralizamos a mente com o corpo em ação.
Centralização: Todo o trabalho começado é sustentado pelo centro, Joseph Pilates chamou esse centro de Power House, o que pode ser traduzido por “centro de força”.
Precisão: Todos os exercicios têm uma extrutura clara, uma forma precisa e uma dinânima ideal. Trabalham com qualidade ao invés de quantidade.
Respiração: Deve ser fluente, natural e ritmica. Pitates defendia que trabalhar a expiração completa é o ponto chave para uma correta inspiração.
Controle: Quando o trabalho é feito desde o centro e com toda a concentração, é possivel ter controle de todos os movimentos executados. Joseph Pilates denominava seu método como “a arte da Contrologia”
Fluidez: O trabalho corporal completo é uma sucessão fluida de exercicios executados com uma dinânima vigorosa e com o mínimo de energia.